Blog da Manu

The North Face Endurance Challenge Chile

Essa foi uma prova muito diferente para mim. Digo isso porque normalmente quando largo para uma prova de cem milhas eu evito pensar que estou numa competição. São muitas horas correndo e procuro me observar atentamente para não cair na armadilha de errar meu ritmo por querer fazer o ritmo de outro competidor. Sempre relato minhas experiências com inúmeros detalhes de tudo que vi, que senti, o que pensei, mas desta vez me sinto incapaz de fazer isso. A prova teve uma disputa muito acirrada, que me surpreendeu por durar tantas horas. Ainda não sei se foi bom ou se foi ruim, mas sem dúvida foi um grande aprendizado para mim.
Me senti bem na maior parte do percurso, mas em um determinado ponto tive uma grande queda no meu desempenho. Posso dizer que bati no fundo do poço, com uma grande perda de sal e desidratação. Fazia muito calor e eu sentia cãibras pelo corpo todo. Nesse momento tive que buscar muita força mental para que aquilo não se tornasse um problema e fosse apenas mais uma barreira a ser superada.  Ainda faltava muito e eu tinha todos os ingredientes para que aquilo me levasse a acreditar que não seria capaz, mas eu não deixei meu ânimo cair. Me mantive focada e concentrada o tempo todo e consegui reverter aquela situação e voltar a me sentir bem.
Segui disputando a prova com duas corredoras chilenas e me impressionava como, mesmo sendo de outro país, eu recebia um enorme incentivo dos espectadores. Minha força interior só aumentava e eu me sentia cada vez melhor. Assim os quilômetros passaram rapidamente e quando me dei conta consegui me desgarrar da Marlene Flores, uma das favoritas à vitória, numa descida um pouco mais técnica. A vantagem adquirida ali, seguida do bom ritmo que eu me encontrava, foi o suficiente para que eu pudesse trazer o título para o Brasil. Com esse incentivo e motivação segui percorrendo os quilômetros que faltavam, até avistar o pórtico de chegada e as pessoas que me esperavam.
Uma emoção muito grande me veio ao coração. Cheguei festejando muito. É uma felicidade enorme terminar minha temporada de 2014 com uma vitória tão importante. Me submeter a uma situação de stress físico e mental, com duração tão longa, e sair vitoriosa, foi um feito do qual agora me orgulho muito. Agradeço e felicito as competidoras Marlen Flores e Verônica Bravo pelo grande duelo. Felicito o vencedor Juan Carlos Sagastume e todos os outros guerreiros que se aventuraram nos primeiros 160km do The North Face Endurance Challenge.

12 comentários para “The North Face Endurance Challenge Chile

  1. Uau! Vencer uma prova de 160km 20 dias após ter corrido 80km em altitude é para poucos. Muito poucos. Parabéns pela conquista (e que tudo o que você sentiu, viu e pensou durante a prova possa voltar à sua mente, para que esta conquista tenha ainda mais significado pra você)!!!

  2. É isso, Manuzita: um dia após o outro, sem queimar etapas, buscando como meta principal o autoconhecimento e o desafio/aventura… competir, ganhar, baixar tempo: tudo isso importa, claro, mas é apenas consequência. E por pensar e sentir assim é que vc colhe esses frutos, pode ter certeza.
    Um grande bjo.
    Namastê!

  3. Pelo visto foram os 160k menos contemplativos da sua vida rss…que sufoco do início ao fim. Fico feliz que tenha dado tudo certo e que você tenha saído vitoriosa de mais esse desafio. Parabéns, Manu. Certeza que 2015 será ainda mais significativo e vitorioso para você. Sucesso e Never give up! Parabéns também pelas imagens, estão muito boas. Bjs!

    • Sim, você notou né? Rsrsrs. De qualquer forma é mais um grande aprendizado para mim. Mais uma prova de 100 milhas nas pernas, adquirindo experiência a cada uma. As fotos retratam o quanto fiquei feliz. Sem palavras para explicar :)
      Obrigada pela torcida, Daniel! Beijos

  4. Parabéns Manu!!! Você é fonte de inspiração e de superação pra gente que está dando os primeiros passos nas montanhas! Tudo de bom e um grande beijo.

  5. Manu! Me lamento muito por ter estado lá e não ter presenciado essa chegada tão incrível e merecedora! Mais ainda por não ter te encontrado depois.. (snif) Que incrível ler seus sentimentos a cada competição e conquista, e poder perceber tanta diferença entre uma prova e outra. Uma coisa é certa: você fechou seu ano de provas com uma conquista e TANTO! Orgulho demais de ver você representando tão lindamente o Brasil, e mais ainda, as mulheres! Parabéns, parabéns, parabéns! Um beijão!

    • Muito obrigada, querida Ju! Sempre muito bom ter a sua torcida, especialmente lá. Torci muito por vocês ao longo da minha prova e ficava imaginando aonde estariam, como estariam… Na próxima nos vemos com certeza!!! Parabéns pela prova e pelo aniversário :) Bjão

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>