Blog da Manu

Lago San Pablo e a prova - Vitória nos 50k!

Depois de 2:30 de viagem chegamos ao Lago San Pablo, no clube náutico, onde seria a largada do The North Face Endurance Challenge Ecuador. Muito diferente de Quito, a pequena vila tem uma beleza especial. Situada na beira de um lago, num vale, cercada de altas montanhas, San Pablo parecia ser o lugar perfeito para a prova.

Nós olhávamos as montanhas com admiração. Uma delas ultrapassava as nuvens e em nenhum momento consegui ver seu cume. Ficamos admirando a natureza do lugar e seguimos para a nossa pousada em Otavalo, vila muito próxima de San Pablo.

Essa noite dormimos muito cedo. Jantamos às 19:30 e fomos arrumar nossas coisas para dormir. Eu estava inscrita na prova de 50km, por isso tinha um pouco mais tempo de sono porque minha prova largava às 6:00. Todo o resto do time ia correr os 80km e largavam às 4:00.

Eu deixei tudo separado para que na hora de acordar não tivesse que fazer muita coisa. Estava cansada da viagem e assim que deitei na cama capotei e só fui acordar às 4:00 quando o mensageiro bateu na minha porta dizendo que já era hora.

Me arrumei, tomei café e fui para a largada. Fazia frio, mas não muito. Ainda estava escuro e começava a chuviscar. Pensei em pegar a minha lanterna mas assim que alinhei vi que já clareava.

A largada dos 50km foi dada com muita festa e alegria e eu saí forte no primeiro quilometro de asfalto para tentar abrir um pouco. Depois disso entramos numa estrada de terra e não corremos mais nenhum quilometro por asfalto.

A prova começava subindo. Os 15km iniciais eram todos de subida e eu já sabia que ia ser muito difícil para mim. Apesar de ter tido cinco dias em altitude eu ainda não me sentia aclimatada. Impressionante como me sinto diferente, como se estivesse cansada e com as pernas pesadas. Eu alternava essas subidas com trote e trekking, fazendo força para me manter na liderança. Foi aí que as dificuldades maiores começaram.

A sinalização não estava muito clara e eu me perdi com um pequeno grupo. Subimos uma boa parte que não estava na prova e quando nos demos conta já havíamos perdido muito tempo. Voltamos correndo e me dei conta de que muitos corredores já haviam passado. Foi um desgaste físico e mental, mas procurei não ficar muito abatida com isso.

A prova subia e descia muito, tudo em trilhas e estradas de terra. Pegamos uma parte de pedras, que parecia um rio seco, e tínhamos que correr em cima delas. Foi desgastante, porém muito divertido. O cenário escolhido foi indiscutivelmente lindo.

Fui buscando recuperar as posições perdidas na prova e aos poucos fui conseguindo. Comecei a me sentir bem melhor a partir do quilometro 20 e isso foi me dando energia. Encontrei os companheiros de equipe Max e Marcelo, que corriam os 80km, e foi muito legal correr com eles também.

Num certo ponto avistei a mulher que estava liderando. Eu imaginava que conseguiria ultrapassar porque vinha crescendo na prova, então não me afobei e apenas segui fazendo minha parte. Ao alcançá-la procurei seguir focada, olhando para frente, e assim fui. Mantive um bom ritmo e segui assim até o final da prova.

Ao avistar a chegada vem aquela sensação de felicidade, de dever cumprido. Foi uma prova dura, em condições muito difíceis para mim, e mesmo assim consegui seguir focada. O fato de ter me perdido, ter ficado batendo cabeça algumas vezes, não impediu que eu acreditasse na vitória até o final. Foi tudo muito bacana e só tenho a agradecer a The North Face por essa incrível oportunidade. Espero seguir crescendo e evoluindo para alcançar bons resultados nas grandes provas que tenho pela frente.

Amanhã volto para o Brasil e no domingo, dia 8, embarco para Londres para fazer o X MAN dia 13 de julho.

4 comentários para “Lago San Pablo e a prova - Vitória nos 50k!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>