Blog da Manu

Carrera 4 Refugios

Vou começar a falar sobre essa prova pelo fim. Foram dois dias de corrida na Patagonia, região de Bariloche. O resumo de sábado, tirado diretamente do meu GPS:  40.01km em 7:33’38 com 2752m de ascenção.  Resumo de domingo, tirado diretamente do meu GPS: 30.41km em 6:44’41 com 2441m de ascenção. Um total de 70.42km em 14:18’19, subindo 5193 metros.

UFA, que dureza! Isso sem se falar no terreno, extremamente técnico. Pedras brotavam do chão em formação similar a dos cristais. Lascas de pedras gigantes, se equilibravam umas sobres as outras e nós passávamos rezando para que elas não rolassem. Tensão, velocidade e uma boa dose de insanidade se contrastavam com a paz e pureza da natureza tão viva do lugar. Uma experiência única. Uma disputa acirrada. O tipo da prova que você volta com a certeza de que subiu um degrau. Assim foi a Carrera 4 Refugios Bariloche.

Nos equipamentos obrigatórios lá estava ele: CASCO. Capacete? Para que? Eu vou correr! Bom, era obrigatório. Lembrei do La Mision, onde capacete também era um item da lista. Realmente a região da Patagonia pode apresentar algumas surpresas. Se você cai numa montanha daquelas o machucado pode ser sério. Agora que já acabei a prova posso afirmar: CAPACETE É NECESSÁRIO. Aproveito para fazer uma ressalva: Capacete full face seria ainda melhor…rsrs
Pegamos clima variado. Sábado muito frio e até neve no primeiro cume de 2 mil metros. Domingo sol e calor, mas é claro que nada comparado ao calor brasileiro, ou seja, estava agradável. Eu já sabia que a prova seria muito dura. Escutei de todos os locais que essa era a prova mais difícil da região. Enquanto estávamos na cidade eu olhava para os lados e só via os paredões. Sabia que o que estava por vir não seria nada fácil.
Subimos MUITO. Descemos MUITO. Engraçado que depois da prova eu conversava com meu irmão e ele falava, “Quando eu chegava no cume eu olhava para baixo e pensava, vamos descer por aqui!?” Nós ríamos da situação e alimentávamos a idéia, comparando os cenários da prova aos do Rio de Janeiro, “E a trilha do Cristo? Fichina! Pedra da Gávea? Fala sério! Carrasqueira!? Ah, carrasqueira é coisa de neném!” Foi muito engraçado.
Lembro de tudo na prova. Lembro daquela fila de gente subindo e descendo. Lembro da concentração que era necessária. Lembro das pessoas que falavam meu nome e me incentivavam a seguir forte. Lembro das vezes que queria comer e não podia pois um pingo de distração poderia me levar ao chão. Lembro da disputa… e que disputa. Lembro o que senti ao estar na cola e ao ter alguém na minha cola. Lembro de quando fui ultrapassada pela Sonia, corredora de Esquel, depois do segundo bônus do segundo dia, ponto onde começavam as descidas. Lembro de vê-la descer e admirar a sua técnica, já que eu não tinha condição nenhuma de fazer o que ela estava fazendo. Lembro de pensar, “um dia eu quero descer que nem ela.” Lembro do sprint final do segundo dia, onde dei tudo de mim e mais um pouco, quando eu achava que não tinha mais nada para dar. Lembro de tudo e jamais esquecerei essa prova. Lembro do quanto eu me diverti.
Volto para casa feliz. Volto com uma sensação imensa de recompensa e a certeza de que temos que fazer as coisas que gostamos. Temos que estar ao lado de quem nos faz bem. Temos que fazer muito mais de uma vida do que simplesmente existir. Hoje só tenho a agradecer o fato de ter sido recebida pelo lugar e pelas pessoas. Agradeço as amizades que fiz. Nossa, foram tantas amizades! Não há maneira melhor de começar um ano e não há maneira melhor de viver a vida. Obrigada.

 

 

16 comentários para “Carrera 4 Refugios

  1. me encanto que te hay gustado esta carrera, es la mejor para mi, si bien este año no la pude correr. pero es hermosa, y me encantaron tus zapatillas. Esperamos tenerte el año que viene. saludos

  2. Manuzinha voce corre , sobe,desce,se emociona, vibra, se diverte , vence e ainda escreve de um jeito que faz a gente estar la como num filme!!! Muiito sua fa definitely!!!! Congrats!!! Love you!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>